segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Baba de Sheeva - Entrevista e Download da Demo `Legalize Crossover`

Fala Richard! Parabéns pela demo `Legalize Crossover`, ela foi muito bem gravada e a sonoridade ficou bem diferente do `padrão` das bandas metal/hc daqui de GYN.

Quando vocês montaram a banda e o por que desse nome?

Alguém na banda é adepto da milenar religião Hindu?!!?

Ae Natal, primeiramente muito obrigado, O nome vem de uma história, que eu nem sei se é verdadeira, mas muito comédia. Reza a lenda que serviram um banquete para Shiva, e este banquete era tão delicioso, mas tão delicioso, que Shiva babou, e esta baba seria o haxixe, você bola, fuma e fica doidão!

Ninguém da banda é religioso não, esses negócios Hindu sempre frita os maconheiros e loucos de acido né, kkkkkkkk.

O que eu mais gostei no som de vocês foi a mistura de punk/hc com a sonoridade do metal brazuca dos anos 80, na linha de Dorsal Atlântica e afins! O lance é por aí mesmo ou eu estou viajando? Por que escolheram esse estilo?

Com certeza, as maiores influências nossas são sons nacionais, Ratos na sua fase metal/HC, Dorsal é uma referencia e tanto, DFC, gosto de pegar estas influências e ter o som sempre ao lado dos nossos conterrâneos, até por que nós também fazemos as musicas em português. O raimundos mesmo me influencia demais na hora de fazer letras, acho o Rodolfo um poeta da maconheiragem, auiheiuaheiu!

Gosto tanto ou até mais do que em inglês. Escolhemos tocar em português simplesmente para que nossa mensagem seja compreendida por inteiro, não apenas no refrão, hehehe.

Quais são as influências musicais do Baba de Sheeva?

Apesar da nítida influência HC no som, as maiores influências vem do thrash metal anos 80, ou de bandas que misturam HC e metal. Anthrax, Vio-lence, thrash alemão(Kreator, Sodom, Destruction, Tankard) Ratos, DFC, Dorsal, mas na hora de fazer o som, como somos músicos toscos, o som sai um metal bem punk. Mas acho que nossa principal referência seria DRI, eu escuto bastante Municipal Waste também. Mas sempre tento fazer thrash e sai crossover, hahahaha.

Quase toda banda no começo pena até conseguir estabilizar uma formação, foi assim com vocês também? Qual é a formação atual?

Com certeza, a banda mesmo já passou por alguns perrengues. É uma seqüência até a banda se firmar e fazer o som redondinho, sem errar. A banda que gravou o Legalize Crossover já não é a mesma de hoje. Na época era eu nos vocais, Maurilio na guitarra, Raphael na bateria e o Bob no baixo. Depois de gravado fizemos alguns shows Power trio com o Totonho no baixo e eu tocando guitarra e cantando. Consegui pegar o jeito de tocar e cantar, hoje a banda tem duas guitarras e a formação é eu na guitarra e vocal, Fabim do Warlikke na guitarra, Totonho no baixo e Raphael na bateria.Tá bem foda os ensaios nessa nova formação.

Como foi o processo de gravação da demo `Legalize Crossover`?

Foi tranqüilo demais. Gravamos muito rápido, as musicas todas foram gravadas em um ou no máximo dois takes, a formação com o Maurílio na época tinha se tornado bem estável e o som estava muito redondo, nos tocávamos as musicas juntos há mais de 6 meses, então foi bem mais fácil do que eu imaginava.

A demo vai ser só virtual ou vai ter um formato `físico` também?

Na época queríamos lançar a demo com sete musicas. Só que entramos num consenso de já lançar um álbum logo, com 15 musicas. O titulo do álbum “É triste o Destino da maioria dos homens”. Todas as musicas estão prontas, falta gravar as outras 8 músicas apenas.

Como está sendo a repercussão da demo até agora?

Ué, como o marketing da banda é zero, ou pior que isso, a repercussão é ate legal, considerando que ninguém divulgou muito o trampo. O que dá mais orgulhpo é estar chapando, na madrugada brava,e alguém virar e falar que a Baba de Sheeva é sonzera. Geralmente são os loucos que chapam na rua que mais curtem o som.

De repente eu paro assim pra fumar umzim, na praça com a cabeçada, aí conversando sobre som, a baba de sheeva sempre aparece, sem eu falar nada ou a galera nem sacar que eu sou da banda. Dou trela cara, gosto demais quando acontece, e acontece com bastante freqüência. Fumo muito na rua com gente que eu não conheço, kkkkkkk. Não faz muito o estilo de rockzinho da nossa cidade, se for num Bolshoi ou Rock n Gol, 90% nem ouviu falar, hahahahaha!

E os shows? Estão tocando muito aqui em GYN? Há planos para shows em outras cidades?

Em Goiânia tocamos bastante no underground. Isso é muito bom. Tocamos uma vez em Palmas, como atração principal e tínhamos um show no Rio de Janeiro marcado, não pudemos ir por que o batera bateu o carro.

Acho que muita gente tem medo de colocar Baba de Sheeva e dar uma repercussão negativa no show, o negócio virar uma Jamaica e tal. Mas você mesmo já fez uns dois ou três e quem vai também sabe que é só mais um show qualquer, se tiver de boa a gente fuma, se não tiver, a gente fuma escondido, sem ninguém ver e sem ficar falando da santa erva.

As letras de vocês chegaram a gerar um certa `polêmica` em algumas comunidades do Orkut, vocês `atiraram` para todos os lados! De ataques a religiões organizadas à celebração do hedonismo vocês mostraram uma visão de mundo bem, digamos, particular.

Até que ponto essas letras são uma forma de protesto usando o velho `humor negro` punk e até que ponto elas realmente exprimem as opiniões de vocês?

As letras são mesmo pra chutar o balde.O tipo de letra que é pra quem vai beber e tocar o terror. Do cara que gosta de ir no show pra curtir mesmo, sem um compromisso maior de protesto, apesar de ter, ainda nas musicas novas, uma veia de protesto maior que as antigas. Mas sem esquecer que somos maconheiros loucos, que gostamos de rir e ser bem tosco. O negocio é defender o que gostamos de fazer, mesmo que a lei não nos cubra, e xingar quem deve ser xingado, com muito cuidado pro discurso não ficar chato ou serio demais. Queremos mesmo é cachaça, roda, fumo, bater cabeça no show. Fora do show corremos atrás dos nossos compromissos e ideais.

O que você diria para alguém que não gosta do Baba de Sheeva por causa das letras?

Vai fumar uma tronca seu fresco! Kkkkkk, brincadeira, quem não gosta de tosqueira certamente odeia as letras da Baba, que são muito simples e diretas. O único grilo é reduzir as letras a fritação de maconheiro, sendo que na verdade tem muita coisa nas letras que são a realidade do underground. Você pode não gostar de fumar, mas tem que concordar que a maconheiragem representa. Mas se você levar a serio o primeiro recado e depois ouvir, com certeza vai ouvir com outros ouvidos, kkkkkkkk.

Quais são os planos futuros do Baba de Sheeva?

Fumar todos e continuar na mesma, tentar evoluir musicalmente sempre, levar a sério o som tocado mas sem deixar que a banda tenha uma imagem séria. A banda é tosca, tem que ser enxergada como tal. Sem pretensão nenhuma. Se o som soar bom para nós, tocaremos.

Richard, além de tocar no Baba de Sheeva você também tem um estúdio de ensaios e organiza shows, como você vê o atual momento do underground goianiense em termos de aparelhagem, público, bandas, locais de show, etc...? Aproveita o embalo e faz um comercial do seu estúdio!

O estúdio meu já não existe mais, me deu uma ré imensa e ate hoje tenho dificuldades por que gastei minha grana toda, mas foi muito bom, evoluí musicalmente demais o tempo que fiquei lá. O atual momento está melhor que o ano passado, creio eu, algumas bandas surgiram, Chacina, Tirei Zero, Alltorment, todas querendo fazer um trampo massa, tem umas caras novas, mas a sectarização chegou a um ponto que eu não gosto. É muito bom tocar com bandas do mesmo estilo, mas é igualmente bom tocar num festival variado, com rock de tudo quanto é tipo. Há uns anos atrás o underground reunia todo mundo, porém hoje está muito HC e metal. E nem está tão metal assim. E alguns shows precisam, não se profissionalizar, por que isso não é uma realidade nossa, mas se ater melhor principalmente no equipamento oferecido as bandas e ao público. É um processo que vai render um prejuízo ao underground, mas a visão tem que ser mudada, se não a tendência é só piorar.

Um comentário:

Unknown disse...

Pow tava afim de baixar esse som ja que não acho produto sob venda mais o link do 4shared não está funcionando " por favor verifiquem isso :/