sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Jogos Mortais 6 (Saw 6, E.U.A, 2009) - Resenha


Direção: Kevin Greutert
Roteiro: Marcus Dunstan, Patrick Melton
Produção: Oren Koules, Mark Burg
Estúdio: Buena Vista Internacional
Elenco: Tobin Bell, Costas Mandylor, Mark Rolston, Betsy Russel, Shawnee Smith, Peter Oueterbridge, Samantha Lemole, Devons Bostick, Tanedra Howard, Marty Moreau, Caroline Cave, Janelle Hutchinson

Muito bom! Após o péssimo 5º filme da série eu tinha realmente desistido de `Jogos Mortais`, mas todo ano eu falo que não gostei do filme e no outro ano estou lá no cinema para ver o novo capítulo da franquia..........
Dessa vez o filme me pegou de surpresa, fiquei até tenso com o começo do filme, já que a essa altura do campeonato o cansaço e o desgaste da trama são inevitáveis o diretor optou por manter o ritmo do filme sempre forte, cabuloso mesmo!
A primeira armadilha é baseada na peça `O Mercador de Veneza` do imortal Shakespeare e é uma nojeira só, ela dá o tom do filme, que tem as armadilhas mais engenhosas e mortíferas de toda a série.
Várias pontas soltas dos 5 filmes anteriores são amarradas aqui, e mais uma vez os roteiristas usaram a técnica de continuidade retroativa, que é dificílima de ser feita e para a qual eu pago um pau mesmo!


Outro ponto que foi abordado pelo roteiro e ficou muito bom foi a utilização da recente polêmica sobre o sistema de saúde estadunidense, que é praticamente o fio condutor do filme, já que quase todos os `testes` são relacionados às decisões de um alto executivo de uma agência de seguros de saúde.
Pude ver de perto essa realidade nos E.U.A, existe atendimento gratuito, mas a burocracia é tão grande (e a qualidade não é lá essas coisas), que a maioria da população opta pelo sistema privado e cai nas mãos das tais agências e suas malditas apólices, não queira ficar doente nos E.U.A!
Voltando ao filme, `Jogos Mortais VI` cumpriu sua missão de `ressuscitar` a franquia, e apesar de ter tomado um merecido `couro` de `Paranormal Activity` o retorno financeiro do longa metragem foi suficiente para a Lionsgate/Twisted Pictures confirmar `Jogos Mortais VII` para o ano que vem..........., o que na minha opinião será um desperdício de tempo e dinheiro porque por mais que esse capítulo da franquia tenha me agradado sou o primeiro a reconhecer que `Jogos Mortais` perdeu a graça tem tempo.


Talvez se o estúdio tomar uma atitude corajosa e encerrar a história no filme do ano que vem até valha a pena faze-lo, se eles quiserem fazer isso dá, porque os ganchos que foram deixados no final desse episódio dão todos os elementos necessários para os roteiristas encerrarem a história de Jigsaw ano que vem.
Meus filmes favoritos da série são o 1º e o 3º, e esse aqui acaba de entrar pra lista!
Se você gosta de `Jogos Mortais` tanto quanto eu pode assistir tranqüilo, garanto que você irá gostar!

TRAILER

Nenhum comentário: